Close

02/07/2018

CACHOEIRA DO INDAIA É DICA PERFEITA PARA O DIA DE SOL E DIVERSÃO

INADAIA – FACIL ACESSO – 60 KM DE BRASÍLIA

As cachoeiras do Indaiá são umas das melhores opções em Brasília para quem curte a dobradinha lazer/natureza. A proximidade – pouco mais de 60 km do centro – o fácil acesso e a beleza do lugar fazem valer a pena a viagem e os R$15 de ingresso. O valor é cobrado por pessoa, na entrada, onde se preenche uma ficha de registro, o que é extremamente necessário para a segurança de todos.

Neste post falaremos sobre a primeira atração da fazenda, que é a cachoeira Indaiá propriamente dita.  Em breve traremos a dica completa sobre as demais quedas da trilha, que são a Véu de Noiva e o Salto do Itiquira.

Trilha até a cachoeira tem pouco menos de 1 km

A Indaiá tem quase 15 metros de queda, com um grande poço, onde é possível nadar bem tranquilamente ou simplesmente relaxar na água. A trilha até a cachoeira tem pouco menos de 1 km, é bem sinalizada e existem lixeiras espalhadas por todo o lugar. O acesso é tranquilo, com nível de dificuldade de fácil para médio, sendo que uma criança de 5 anos pode fazer o percurso com mínimo auxílio de um responsável. No entanto, pessoas com questões de mobilidade grave acharão o percurso desafiador. Importante estar com um calçado apropriado, levar água potável – lanche para o dia e protetor solar. Pessoas mais acostumadas a este tipo de caminhada – com pedras soltas e descidas íngremes – conseguem fazê-la com uma sandália mais resistente.

Uma trilha menor leva ao topo da queda, onde é possível banhar-se nas pequenas piscinas formadas ao longo do curso do rio. Recomenda-se uma passada por lá na volta.

Garantir um bom lugar ao sol ou à sombra

De segunda a sexta a frequência é menor – em torno de 25 pessoas por dia – sendo que no início da semana é praticamente vazio. Porém, aos sábados e domingos pode ficar bem lotado, o que dificulta  a acomodação nas margens e pedras ao redor do poço. A área da margem não é muito larga em ambos os lados do rio, então chegar cedo é a melhor coisa para garantir um bom lugar ao sol ou à sombra. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, mas é possível estender-se um pouco enquanto houver luz do dia, sem maiores estresses.

Não há estrutura de lanchonete ou banheiros

Não há estrutura de lanchonete ou banheiros, por isso também é extremamente recomendável levar algo para comer. A turma da cerveja leva seus isopores de tamanhos variados. É proibida a prática de rapel sem autorização.

 

Como chegar

Sentido norte, siga em direção a Planaltina (BR 020). Próximo ao Km33 pegue a entrada para São João da Aliança, São Gabriel, Alto Paraíso (BR-010/GO118). Siga por mais 15 km e você verá um posto de gasolina, entre à direita, a esta altura já há placas sinalizando a cachoeira. Mais 2 km e entre na estrada de terra à esquerda, também devidamente sinalizada. Siga em frente por 8km até a guarita da fazenda.

Divirta-se!!!

Serviço

Cachoeira Indaiá

Distância: 60km a 70km de Brasília

Trajeto: sentido Planaltina, Alto Paraíso

Ingresso: 15R$

Horário: 8h às 17h

Trilha: 1 km

Nível de dificuldade: fácil, médio

Altura da queda: 15m